Pular para o conteúdo principal

(Resenha) O Clube de Leitura de Jane Austen


Ano: 2007
Elenco: Kathy Baker, Maria Bello, Marc Blucas, Emily Blunt, Amy Brennemann, Hugh Dancy, Maggie Grace


Mais uma resenha de filme!!

O escolhido da vez é o Clube de Leitura de Jane Austen. Não escolhi o filme por ser louca pela autora. Afinal, até hoje só li Razão e Sensibilidade.
Ele foi o escolhido por causa do quanto me identifico com um personagem ... Grigg Harris.

O cara é convidado por uma mulher chamada Jocelyn. Ela e suas três amigas, mais uma mulher amargurada com o casamento criaram um clube de leitura só com os livros de Jane Austen: Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito, Mansfield Park, A Abadia de Northanger, Emma e Persuasão.

O detalhe é que Grigg ama leitura, mas nunca leu Austen. Sua praia é ficção cientifica, mas para agradar Jocelyn, por quem ele tem uma quedinha, aceita participar do clube.

Por que me identifico com ele? Simples. Ele é igualzinho a mim. Eu sou atrapalhada e quase sempre me sinto um peixe fora d'água no meio de outras pessoas.

Enquanto as mulheres falam coisas filosóficas. Grigg compara a trama de um dos livros com Star Wars – O Império Contra-Ataca. Elas sempre se vestem com roupas chiques e ele aparece com roupas esportivas. Elas discutem com fervor os livros e ele fica mudo só observando.

Mas no final, ele acaba curtindo e até para de pensar que Austen é só livro de meninas.
Por outro lado vemos Jocelyn, que fica relutante em ler livros que ele indica. Alegando que ficção cientifica não tem pessoas reais. Já que esse tipo de literatura só tem alienígenas e naves espaciais.

É claro que escolhi apenas esse dois personagens, mas há outros bem interessantes e com seus dilemas pessoais.

É isso! Um filme sobre pessoas que amam livros e da importância deles em suas vidas.



Link do filme (Youtube – Dublado): http://www.youtube.com/watch?v=yBMhfcA0aok

Comentários

  1. Olá, conhecia o filme, mas não tinha
    lido nada a respeito, adorei a resenha.
    Estou seguindo seu blog,
    bjs

    Love Books

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Me desculpe pelo atraso de passar aqui e agora estou terminando ainda de retribuir as visitas rsrs
    Olha eu nem ainda tinha lido e nem visto o filme,me interessou e vou ver se assisto (=
    Porque se sente um peixe fora´àgua mulher?? haha já me senti assim mas agora mudei um pouco ^^
    Uma ótima resenha.
    Beijos.
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá
    estou maravilhada em encontrar esse filme, amo leituras e ele é fundamental para trabalhar em sala de aula incentivando na pr´tica, vou acrescentar no meu conteúdo curricular.... amei
    bjssss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha - Filme: Negação

Título: Negação (Denial)  Elenco: Rachel Weisz, Tom Wilkinson, Timothy Spall e Andrew Scott. Direção: Mick Jackson. Ano: 2016 Sinopse: Deborah Lipstadt é uma conceituada pesquisadora que em seu livro ataca veementemente o historiador David Irving, que prega que o holocausto não existiu e é uma invenção dos judeus para lucrar mais. Julgando-se prejudicado pelo que foi publicado, Irving entra com um processo por difamação contra Deborah. Só que, pelas leis britânicas, em casos do tipo é a ré quem precisa provar a veracidade da acusação. Logo ela se vê em uma disputa judicial que, mais do que envolver dois estudiosos da História, pode colocar em dúvida a morte de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.  Resenha:   Antes de começar a resenha, gostaria de escrever um trecho do filme (Prometo que isso tem um propósito), vamos ao trecho. A Negação do holocausto repousa sobre 4 afirmações básicas. Nº 1 - Que nunca houve qualquer tentativa sistemát

Entrevistei... Josiane Veiga

Além de fazer resenhas para livros de autores nacionais, agora vou fazer entrevistas. Mas entrevistas com a minha cara, engraçadas e com perguntas doidas. Uma vez ao mês o blog trará um entrevistado. Então se preparem, logo, logo, sairei a caça de autores pelas redes sociais. A primeira "vítima" foi a autora Josiane Veiga. Questionário Legal   Dados da “ Vítima”: Nome: Josiane Veiga Idade: 28. Time do Coração: Grêmio Signo:  Aquário Site:   http://josianeveiga.webnode. com/ Blog:  fic-lovers.blogspot.com Profissão: Securitária Perguntas sérias: 1 – Qual seu estilo literário? Minha linguagem é mais atual, tento ser o menos arcaica possível. Gosto que o leitor visualize a cena como um todo, como se estivesse assistindo a história na tela de um cinema. Já escrevi fantasia, mas minha preferencia é por temas realistas, polêmicos.  2 – Quando decidiu embarcar nessa loucura chamada Escrever? Nunca escolhi. Mas

(Resenha) Redenção - Josiane Veiga

Sinopse: Quanto tempo alguém pode suportar a dor? Inseguro e magoado, KazuoNinomura vê seu mundo de aparências desmoronar juntamente com seu casamento. Abalado pela crise em seu relacionamento e por problemas graves de saúde, todo o presente lhe parece negro e incerto. O que fazer? Desistir e mergulhar em um sofrimento profundo ou lutar pela única coisa que sabe que o tirará da depressão: o amor de Ken Takeshi? Por sorte, ainda há o amor incondicional dos companheiros de banda, cuja amizadeinabalável é a força de que ele precisa para se reerguer. Seis anos após “Rendição”, os membros da banda Jishu retornam com suas peculiaridades e personalidades marcantes,embora cada um deles tenha que conviver com seus próprios demônios e dores, enfrentando crises pessoais, amorosas, preconceito e abnegação. Resenha: Escrever uma resenha para qualquer livro da Josy é difícil. Eu fico sempre me perguntando “Por onde começar?”. E é assim que me encontro agora. Encarando   meu caderno de