Pular para o conteúdo principal

Os Melhores dos Melhores, e Com Louvor

No mês passado o blog completou um ano de existência. Pensei em fazer uma lista com os melhores livros até aquele momento, mas infelizmente não consegui fazer. Então aproveitando o final de ano decidi escolher os melhores dos melhores de 2012. E não foi uma tarefa fácil. Todos os livros que li este ano foram magníficos, com exceção de três (50 Tons de Cinza, Strange Angels e Crepúsculo Vermelho), que só me deram raiva. E o engraçado é que apenas 50 Tons de Cinza ganhou resenha, os outros foram ignorados por mim, pois se eu fizesse uma resenha o negócio ia feder. Muito mais do que fedeu com 50 Tons.

Como eu disse a tarefa não foi fácil, escolher os melhores entre os melhores me tirou o sono, tanto que só consegui dormir as seis da manhã.

Separei os livros em duas categorias:

A primeira categoria engloba os gêneros Fantasia - Sobrenatural - Ficção Científica.

A segunda categoria são os romances. É a categoria que tem menos livros, já que eu leio muitos livros de fantasia, sobrenatural e de ficção científica.

PRIMEIRA CATEGORIA: Fantasia - Sobrenatural - Ficção Científica:

1º  Guardians Vol 1, 2 e 3 - Luciane Rangel - Editora Lexia
Sim, não consegui escolher um único volume, então vai a trilogia completa. Guardians me devolveu o entusiasmo que eu tinha ao ler Harry Potter. Aquela sensação única de encantar e que não é qualquer autor que consegue.

2º  Neverending Shadows - Lana Lewis - Editora Clube de Autores
Durante muito tempo fiquei revoltada com os livros de vampiro. Era uma vergonha ver alguns autores tentando fazer algo melhor ou igual a Crepúsculo, e a única coisa que eles conseguiam era fazer mais (Com o perdão da palavra) merda. Então quando já havia perdido as esperanças aparece a Lana ou Gabi Brito e me presenteia com Anise e Caleb.

3º  Immortales - Roxane Norris - Editora Baraúna
Depois do livro da Lana algo magnífico aconteceu... Os livros sem noção sobre vampiros deram uma trégua e sangue novo apareceu. Foi o caso do livro da Roxane, que soube misturar como ninguém vampiros com detalhes históricos.

4º  A Estrada da Noite - Joe Hill - Editora Arqueiro
Este livro tirou minha virgindade dos livros de terror. Nunca tinha lido o gênero, mas me encantei.

5º  O Anjo Poeta - Eddy Khaos - Editora Literata.
Tá aí outro livro que me salvou. Sempre procurei livros de anjos como os filmes Constantine e Legião, mas só me deparava com anjos garbosos e príncipes encantados. Comprei O Anjo Poeta com o pé atrás, mas quando acabei, fiquei com o pé na frente e de boca aberta.

6º  Os Dragões de Titânia - A Batalha de Argos - Renato Rodrigues - Editora Escala
Com humor, criatividade e um grupo nada comum de amigos, Os Dragões de Titânia me proporcionaram muitas risadas, principalmente o centurião chegado a uma birita de nome nada sutil - Alambique.

7º  Redenção - Lívia Lorena - Editora Dracaena
Mais um livro da nova safra de livros vampirescos. A autora pegou um detalhe aqui, outro ali e acrescentou seu toque particular, misturou tudo e conseguiu dar uma nova cara a um ser - como alguns costumam dizer - Saturado.

8º  Os Livros de Esteros - As Crônicas de Fedors - Aldemir Alves - Editora Baraúna
Pegue anjos, deuses, elfos, orcs, anões, criaturas vinda da sua cachola e big-bang. Jogue-as numa folha e misture bem. E o que você vai ter? Um livro recheado de aventura, coisas doidas, mas que no final todas elas fazem sentido.

9º  A Hospedeira - Stephenie Meyer - Editora Intrínseca
Não gosto de Crepúsculo, mas sempre achei que Stephenie Meyer tinha potencial para escrever algo bom e único. E foi isso que ela fez com A Hospedeira. E volto a dizer... Espero que ela não faça uma continuação, pois acho que ela não é uma escritora de séries.

10º  A Mão Esquerda de Deus - Paul Hoffman - Editora Suma das Letras
Embora ainda não tenha feito uma resenha para o livro, ele entra para a lista dos melhores, pois esse foi mais um livro injustiçado. Vi diversas resenhas dizendo que ele era previsível demais. Ou o povo é xarope. Ou burro demais? Porque até agora estou à procura do previsível.

SEGUNDA CATEGORIA: Romance

Ela tem apenas seis livro, já que é o estilo literário que menos leio, mas tudo vai mudar no ano que vem.

Empatados em primeiro lugas estão:

1º Para Sempre Ana - Sergio Carmach - Editora Caravansarai e Redenção - Josiane Veiga - Editora Clube de Autores.
Quebrei minha cabeça tentando decidir qual merecia o primeiro lugar, mas não deu. Ambos tem um lugar especial no meu coração.
Para Sempre Ana me libertou do preconceito e dos traumas que eu tinha com a literatura nacional.
Já Redenção mostra que num relacionamento nem tudo é um mar de rosas, temos pedras no caminho, mágoas, mas no final, continuamos amando a pessoa ao nosso lado. E esse turbilhão de sentimento só a Josy consegue por no papel.

2º Rendição - Josiane Veiga - Editora Clube de Autores
Com este lugar não estou dizendo que o primeiro livro da Saga Jishu é ruim ou não mereça o primeiro lugar, mas ele nos mostra o início de um relacionamento, onde tudo é perfeito. Então vamos dizer que ele é "previsível" pela falta de uma melhor palavra.

3º Senhora Liberdade - Márcia A. Canivello - Editora Clube de Autores
Tenho o pé atrás com romances (Os ditos Chick-lit), principalmente porque eles em sua maioria são escritos por mulheres, que quase sempre nos dão uma protagonista besta, que por amor se rebaixa e fica deslumbrada. Mas a Márcia conseguiu criar uma protagonista apaixonada, mas que não esquece de seu amor próprio.

4º Ser Clara - Janaína Rico - Editora Underworld
Um chick-lit que tem culhões (Mesmo que seja puramente fictício, já que a protagonista é uma mulher muito da doida).
Com Ser Clara dei altas gargalhadas e até paguei alguns micos no ônibus por conta das minhas gargalhadas escandalosas.

5º Você Tem Meia Hora - Camila Nascimento Silva - Editora Subtítulo
Esse foi o primeiro chick-lit que li. Sou mais chegada na literatura fantástica  mas Você Tem Meia Hora me proporcionou bons momentos, mesmo quando quis socar a cabeça da protagonista na parede porque ela não conseguia esquecer o ex-noivo - Um sujeito muito do indeciso. Mas a cada página e capítulo que passava a Bia foi amadurecendo e ganhou minha simpatia.

Espero que vocês tenham gostado e que 2013 venha com mais livros.

Comentários

  1. Estou extremamente feliz e honrada em estar no seu top 10, Catalina!
    Muito, mas muito obrigada de coração!
    Um feliz 2013 e que venha muito mais sucesso para nós!
    Beiijokas

    ResponderExcluir
  2. Olha guardians ali!! em primeiro lugar, que emoção!!!
    MUITO obrigada, Cat! Você é uma querida!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sua lista e alguns livros vou ler por curiosidade e principalmente aqueles que fogem a linha de anjos e vampiros tradicionais.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Amei os títulos, Cat! Conheço a maioria e realmente sei que merecem esse destaque. Preciso ler o da Roxanne, parece ser ótimo.

    Aliás, já publiquei minha lista no Blog e vc tem dois títulos entre os preferidos. =D

    http://livrosserie-byniki.blogspot.com.br/2012/12/os-melhores-de-2012.html

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olha o Redenção ali!! Poxa muito obrigada... Encheu meu coração de alegria! =D
    Beijos e que você tenha um 2013 cheio de coisas lindas!
    Lilo
    Redenção

    ResponderExcluir
  6. Esteros fazendo parte desta lista é uma honra! Só Deus sabe o quanto sofri para publicar o meu livro, e ainda teve demora por parte da editora, revisão péssima e...Mas no fim Recebo mais um reconhecimento e fico muito feliz! Obrigado Catalina pelo apóio, nota 10 pra vc também!

    Feliz ano novo e paz no coração!

    ResponderExcluir
  7. IHUUU!
    Obrigado pela lembrança, amiga escritora! Votos para um 2013 cheios de alegria com sua obra e que venham muitas outras!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha - Filme: Negação

Título: Negação (Denial)  Elenco: Rachel Weisz, Tom Wilkinson, Timothy Spall e Andrew Scott. Direção: Mick Jackson. Ano: 2016 Sinopse: Deborah Lipstadt é uma conceituada pesquisadora que em seu livro ataca veementemente o historiador David Irving, que prega que o holocausto não existiu e é uma invenção dos judeus para lucrar mais. Julgando-se prejudicado pelo que foi publicado, Irving entra com um processo por difamação contra Deborah. Só que, pelas leis britânicas, em casos do tipo é a ré quem precisa provar a veracidade da acusação. Logo ela se vê em uma disputa judicial que, mais do que envolver dois estudiosos da História, pode colocar em dúvida a morte de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.  Resenha:   Antes de começar a resenha, gostaria de escrever um trecho do filme (Prometo que isso tem um propósito), vamos ao trecho. A Negação do holocausto repousa sobre 4 afirmações básicas. Nº 1 - Que nunca houve qualquer tentativa sistemát

Entrevistei... Josiane Veiga

Além de fazer resenhas para livros de autores nacionais, agora vou fazer entrevistas. Mas entrevistas com a minha cara, engraçadas e com perguntas doidas. Uma vez ao mês o blog trará um entrevistado. Então se preparem, logo, logo, sairei a caça de autores pelas redes sociais. A primeira "vítima" foi a autora Josiane Veiga. Questionário Legal   Dados da “ Vítima”: Nome: Josiane Veiga Idade: 28. Time do Coração: Grêmio Signo:  Aquário Site:   http://josianeveiga.webnode. com/ Blog:  fic-lovers.blogspot.com Profissão: Securitária Perguntas sérias: 1 – Qual seu estilo literário? Minha linguagem é mais atual, tento ser o menos arcaica possível. Gosto que o leitor visualize a cena como um todo, como se estivesse assistindo a história na tela de um cinema. Já escrevi fantasia, mas minha preferencia é por temas realistas, polêmicos.  2 – Quando decidiu embarcar nessa loucura chamada Escrever? Nunca escolhi. Mas

(Resenha) Redenção - Josiane Veiga

Sinopse: Quanto tempo alguém pode suportar a dor? Inseguro e magoado, KazuoNinomura vê seu mundo de aparências desmoronar juntamente com seu casamento. Abalado pela crise em seu relacionamento e por problemas graves de saúde, todo o presente lhe parece negro e incerto. O que fazer? Desistir e mergulhar em um sofrimento profundo ou lutar pela única coisa que sabe que o tirará da depressão: o amor de Ken Takeshi? Por sorte, ainda há o amor incondicional dos companheiros de banda, cuja amizadeinabalável é a força de que ele precisa para se reerguer. Seis anos após “Rendição”, os membros da banda Jishu retornam com suas peculiaridades e personalidades marcantes,embora cada um deles tenha que conviver com seus próprios demônios e dores, enfrentando crises pessoais, amorosas, preconceito e abnegação. Resenha: Escrever uma resenha para qualquer livro da Josy é difícil. Eu fico sempre me perguntando “Por onde começar?”. E é assim que me encontro agora. Encarando   meu caderno de